quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Estréia .... com estréias!

ESTRÉIA.

A idéia aqui são fatos, direitos, e rápidos.
Notas a respeito de seriados bacanas que nos fizeram viver bons momentos, e seus derivados.

Pra estreiar, que tal o release que a Bandeirantes passou aos jornais, quando adquiriu seus primeiros toku's em 1990?

A Rede Bandeirantes de Televisão acaba de adquirir os direitos de exibição dos filmes de três super-heróis japoneses - Machineman, Sharivan e Goggle V - que chegam agora ao Brasil respaldados pelo sucesso que vêm alcançando em vários outros países.
Machine Mane é um valente habitante do planeta Machine que, por curiosidade científica, pousa na Terra com sua supernave e, de repente, se vê combatendo sozinho uma poderosa e cruel organização criminosa - os Tentacles.
Sharivan tem como tema uma missão científica envolvendo uma equipe de pesquisadores que parte da Terra a bordo da nave Voyager II tendo como destino o planeta saturno - a meta é tentar decifrar o enigma do sistema das galáxias e a partir daí desvendar a verdadeira origem do homem.
E Goggle V é o super herói que, após a poluição total da Terra e uma carestia mundial, recorrerá a todos os meios para defender os terrestres dos poderosos invasores liderados pelo generalíssimo Taboo.

Fonte: Diario de Pernambuco - seg, 12.02.1990


Então, meus amigos, a moral do Blog vai ser esta aí mesmo. FATOS. Comprovados. A memória viva daquela época em que perdíamos o nosso tempo na frente da TV, e com gosto.

OK, mas aonde estes Tokus iriam passar? A resposta você confere abaixo, com outra notinha de imprensa, agora datada do dia 05.03.1990, segunda feira. A nota está bem legível, acredito que conseguirão ler sem problema algum. Fonte: Diario de Pernambuco






















E de que maneira ocorreu essa estréia? Eis a resposta, documentada, dos fatos que aconteceram no dia 12.03.1990, uma segunda feira às 15h00, conforme nos conta essa nota, do dia 14.03.1990. Fonte: Diario de Pernambuco

Amanhã, colocarei a repercussão que causaram os Tokusatsu da Band, uma emissora que é tão esquecida pelos fãs que só lembram da finada Manchete.

Obrigado, e espero que apreciem. São documentos assim que faltavam neste meio, para relembrar uma época que acredito todos nós apreciávamos. Até mais.

4 comentários:

  1. Dyna, parabéns pela idéia de criar um blog sobre este assunto. Acredito que ele conseguirá elucidar muita coisa que nossa mente às vezes acabam nos traindo. Parabéns e muitos anos ao Hardtoku! Acho que vamos poder ver muita coisa interessante por aqui. Gostei mesmo! :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e pelo tópico, Matheus. Sei que você vem batalhando essas informações há muito tempo.

    Agora, cá entre nós: o cara que escreveu essa nota no "Diário de Pernambuco" viajou legal nas sinopses de Machine Man e Goggle Five, hein? De onde ele tirou essas tramas?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Pessoal!
    Ricardo: creio que esses releases foram passados pela Bandeirantes para os jornais da época. As traduções deviam ser vindas do país de origem da compra (que presumo eu não era diretamente do Japão, mas é apenas um palpite) e essas informações se distorceram feito um "telefone-sem-fio".
    Fico feliz que o Blog agradou, espero que agrade mais ainda nos próximos dias.

    Só lembrando: aqui nao estamos em janeiro de 2009, estamos atualmente em Março de 1990, ou seja, vou partir desta premissa e tentar seguir uma linearidade, abrindo parenteses quando achar interessante outras datas.

    Obrigado novamente a todos!

    ResponderExcluir